Buriti na língua indígena significa “a árvore que emite líquidos” ou “a árvore da vida”. Considerada sagrada pelos índios por dela se fazer tudo o que é necessário para a sobrevivência, a casa, os objetos e a alimentação. O nomeBuriti vem do tupi mburi`ti, é a designação comum a plantas dos gênero Mauritia, Mauritiella, Trithrinax e Astrocaryum, da família das palmáceas.
Espécie de porte elegante, seu caule pode alcançar até 35 metros de altura. Folhas grandes, formam uma copa arredondada. Flores de coloração amarelada, surgem de dezembro a abril. Seus frutos em forma de elipsóide,castanho-avermelhado, possuem uma superfície revestida por escamas brilhantes. A polpa amarela e doce cobre uma semente oval dura e amêndoa comestível. Assim como a semente, a polpa é bastante oleaginosa.
Da polpa de seus frutos é extraído um óleo comestível que possui altos teores de vitamina A. Esse mesmo óleo também é utilizado contra queimaduras, por possuir um efeito aliviador e cicatrizante. Além disso, a polpa é muito utilizada para a produção de sorvetes, cremes, geléias, licores e vitaminas de sabores exóticos e alta concentração de vitamina C.
A planta fornece palmito saboroso, fécula e madeira, sendo que dos frutos extrai-se óleo comestível, também utilizado para amaciar e envernizar couro, e do estipe e das inflorescências imaturas faz-se refresco e, após fermentação, o vinho de buriti. Da polpa do fruto, denominada saeta, são feitos suco, picolé, sorvete, doce e é utilizado na alimentação de animais. É também conhecida como coqueiro-buriti, buritizeiro, miriti, muriti, muritim, muruti, palmeira-dos-brejos, carandá-guaçu, carandaí-guaçu. De sua polpa a população regional tira ainda um óleo de cor vermelho-sanguínea utilizado contra queimaduras, de efeito aliviador, cicatrizante e para conservar a pele.
O buriti vive isoladamente ou em comunidades, que exigem abundante suprimento de água no solo. Por esta razão, terrenos de várzea e brejos, de solo fofo e úmido, onde se destacam, são indício seguro de que por ali existe um curso d’água. Por onde passam, são as águas que carregam e espalham as sementes da palmeira buriti. É encontrada predominantemente nos estados da região norte, mas também encontra-se nos estados Maranhão, Piauí, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso. Produz grande quantidade de frutos, chegando a produzir cerca de 3 toneladas de côcos que são avidamente consumidos por diversos animais. Para o seu desenvolvimento é essencial um solo ácido e grande quantidade de água.
USO COSMÉTICO
Devido à sua composição graxa, o óleo de buriti possui propriedades emolientes, que proporcionam maciez e um toque sedoso à pele. O óleo de Buriti é rico em carotenóides que se convertem em vitamina A e atuam como antioxidantes, protegendo as células e possuindo um efeito aliviador e cicatrizante.
A LINHA NATURA EKOS BURITI
Nenhum comentário:
Postar um comentário